O Boticário, Monitoramento na página do Facebook.

BoticárioO Boticário

O Boticário é uma das unidades de negócios controladas pelo Grupo Boticário. A história desta marca começou em março de 1977, como uma pequena farmácia de manipulação, no Centro de Curitiba (PR). A segunda loja, aberta no Aeroporto Internacional Afonso Pena, fez com que os produtos começassem a ser conhecidos em todo o país. Em 1980, foi aberta a primeira franquia da marca em Brasília (DF). Embora o conceito de franchising ainda não estivesse inserido no contexto comercial brasileiro, ano a ano mais lojas passavam a representar a marca e foi necessário aumentar a estrutura produtiva com a construção da fábrica, também em São José dos Pinhais, inaugurada em 1982. Em 1986, O Boticário deu início à internacionalização, inaugurando a primeira loja em Portugal.

Missão:

“Beleza é o que a gente faz”

O Grupo Boticário acredita na bela de fazer e realizar. Resultado de uma notável trajetória de empreendedorismo, que teve inicio com O Boticário em 1977, hoje o grupo é uma organização formada pelas unidades de negócio O Boticário, Eudora, quem disse, Berenice? E The beauty Box.

Além de oferecer soluções inovadoras de beleza que conquistaram o reconhecimento do mercado, a beleza do Grupo Boticário também se expressa por meio da Função Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição sem fins lucrativos que evidencia o respeito do grupo pelo patrimônio Natural.

Visão: Ser referência na criação de valor em negócios de beleza.

Valores Culturais:

Comprometimento com os resultados

Paixão pela evolução e desafios

“Somos íntegros”

“Valorizamos as pessoas e as relações”

Campanhas: As campanhas procuram traduzir o posicionamento de comunicação do Grupo Boticário, “Beleza é o que a gente faz”, ao contemplar todas as formas de beleza expressas por nossa organização. Por isso, nossa comunicação evidencia as pessoas, a sustentabilidade, a inovação e o empreendedorismo. Nossas campanhas também procuram inspirar atitudes positivas entre os públicos de relacionamento.

 Objetivo: Torna-se referência no mercado de beleza.

Objetivo do Monitoramento: O acompanhamento da página foi feito com a finalidade de desvendar a eficiência da página em relação ao seu público alvo e afins, evidenciando se sua estratégia na rede corresponde às expectativas do mesmo e se a marca se preocupa com seus respectivos clientes como afirma em algumas de suas páginas. Além, de focar nos posters(campanhas) da página no facebook, analisando se os mesmo estão conseguindo atingir o objetivo proposto, ou seja, se a campanha está sendo rentável, e se o público está sendo atingido de forma positiva.

O acompanhamento das publicações na página teve inicio no dia 03(três) de janeiro a 09(nove) de janeiro. A página possui 5.408.539, apesar do número de curtidas as postagens são de no máximo três por dia, é uma marca de cosméticos que oferece produto/serviço e segundo consta na mesma a página tem o objetivo de interagir com os seus respectivos cliente. Foi analisado a interação da empresa com os seus internautas,  a percepção dos internautas em relação a marca, comentários positivos, negativos e neutros e se a empresa demonstrava interesse em responder aos internautas.

Em relação as curtidas, compartilhamentos e comentários, essas informações foram colhidas manualmente durante os dias citados acima, para fazer o briefing completa da marca O Boticário foi preciso buscar informações no site da empresa, sendo que todas as mídias ligadas a marca foram examinadas em busca de algo concreto, enfim , abaixo irei descrever os dados mais detalhados.

Postagens Analisadas: Primeiro dia (03 janeiro)

Como era apenas o terceiro dia do ano só houve uma postagem de cunho interativo, se trata de uma pergunta, “O que você vai fazer para ficar mais linda em 2014?” é uma peça simples que faz apelo a nenhum produto especifico, mais sim a marca em si, onde se  pede para os internautas comentarem a resposta no poste. A peça teve 856 curtidas, 159 compartilhamento e 212 comentários.

Nos comentários grande parte das pessoas dizia continuar usando os produtos da marca e/ou adquirir novos para realçar a beleza, outra parte pedia dicas de maquiagem, todos faziam referência aos produtos da marca, enquanto que uma pequena parte falava de suas metas pessoais.

Segundo dia (04 janeiro)

Uma única postagem de cinco fragrâncias femininas, oferecendo desconto de 40% também de cunho interativo. Foram 4.721 curtidas, 1.762 compartilhamento e 415 comentários, sendo que 194 foram positivos, 9 negativos e 9 neutros.

Terceiro dia (05 janeiro)

A postagem deste dia foi referente aos descontos nas fragrâncias, com uma legenda que leva a crer que a melhor coisa que “você” tem que desejar para pessoas especiais é uma das fragrâncias da marca ao mesmo tempo em que de forma implícita incentiva os internautas a adquirir os produtos em promoção. 1.520 curtidas, 683 compartilhamentos e apenas 44 comentários.

Quarto dia (06 janeiro)

Foram duas postagens durante o dia, uma referente a nécessaire intense e a outra referente a uma loção hidratante da linha “Cuide-se bem frutas amarelas”.

A primeira com 2.300 curtidas, 531 compartilhamentos e 55 comentários, sendo que, 92 positivos, 1 negativo, 6 neutros.

A segunda com 3.721 curtidas, 998 compartilhamentos e 99 comentários. 44 positivas, 1 negativo e 10 neutros.

Quinto dia (07 janeiro)

Ao longo do dia foram feitas duas postagens, a primeira indicando um Autobrozenador Golden  com 20% de desconto, que obteve 1.124 curtidas. 706 compartilhamentos e 33 comentários. 24 positivos, 1 negativo e 3 neutros.

A segunda postagem trata-se de um Mousse para cabelos da linha “Cuide-se bem”. Obteve 1784 curtidas, 575 compartilhamentos e 26 comentários. 24 positivos, 1 negativo e 1 neutro.

Sexto dia (08 janeiro)

Assim como no dia anterior foram feitas duas postagens, uma que remete a um Gloss Palette Make B. Rio Sixties (boca), Sombras Rosas e Roxas Palette Make B. Rio Sixties (olhos) e Base Líquida Make B. (Pele) onde também é disponibilizado um link que ensina passo a passo. A postagem alcançou um bom número de curtidas, para ser mais especifica 2.343 curtidas, 728 compartilhamentos e 61 comentário. Dos quais 57 positivos, 2 negativos e 2 neutros. A outra remete a um perfume feminino, Cetita que estava em promoção, 20% de desconto, dos quais 2.813 pessoas curtiram isso, 917 compartilhamentos, 151 comentários. Positivos: 141, Negativos: 10, Neutros: 0.

Sétimo dia (09 janeiro)

No ultimo dia de análise a primeira postagem remetia a três fragrâncias masculinas também em promoção, para o público masculino “Para homens Determinados”, teve um número de curtidas bastante considerável, 3.043 curtidas, 1.739 compartilhamentos e 129 comentários. Positivas: 114, Negativas:0, Neutro: 15

A segunda além de reforçar as fragrâncias em promoção eles interagem com os internautas perguntando a opinião dos mesmos em relação a ultima campanha da marca, que teve um número regular de curtidas, 1,271 ao todo, 248 compartilhamentos e 210 comentários. Positivos: 200, Negativos: 10, Neutros: 0.

Por final pode-se concluir que a marca O Boticário tem um bom nível de aceitação por parte de seus internautas, como mostra as avaliações dos dados, os positivos são bem maiores que o restante enfatizando ainda mais a conclusão, levando em consideração que boa parte dos compartilhamentos são feitas por parte das revendedoras espalhadas por todo o Brasil, isso explica os compartilhamentos serem maiores que os comentários.

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